quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Iniciando 2012 !!!

Minhas Queridas Flores!!

Abrindo o ano de 2012, que será de muita dança, diversão e informação, começo a primeira matéria do mês com folclórico, CLARO, Que eu amo!

Segue aqui um texto com uma curiosidade sobre os povos do Deserto, Os Tuaregs, ora já ministrado em aula.
Logo seguirá postagens sobre as diversas danças folclóricas, tão ricas e diversificadas.





Os Tuaregs (também chamado de o Povo Azul)

Beduínos do deserto usam tendas negras conhecidas por Bent Al- Sha’r (casa do cabelo).


São tecidas dos pelos de ovelhas e cabras, suas formas tem origem na Mesopotâmia. O pelo dos animais e trançado em tiras e são costuradas, a cor do animal e retida geralmente se usava pelo negro.


O tamanho da tenda depende da importância de seu proprietário, separa em lado dos homens e lado das mulheres, só visto pelo proprietário. A vida útil era de cerca de seis anos, e depois renovadas.


A fiação dos pelos eram feitas pelas mulheres da tribo, num simples carretel, em tear,os pontos eram soltos, pois a necessidade de dispersar o calor, que apesar da cor preta, absorve o calor.


Geralmente, dentro da tenda a temperatura ficava entre 10 e 15graus. Durante as chuvas os fios incham e desta forma , fecham os buracos na fiação previnindo goteiras, pois o pelo da cabra é naturalmente oleoso, repelindo a água.


Os homens estudavam o lado dos ventos , sem instrumento, para poder posicionar as tendas.


Marco Polo, uma vez, descreveu uma tenda usada por Kublai Khan, numa viagem de caça. Suas cordas eram feitas de seda, forrada e revestida com peles leves e grande o bastante para acomodar soldados e comandantes.


Uma Bent Al Sha’r é até hoje, a mais atraente e perfeita opção para a vida beduína provada por séculos e séculos de uso.


Beijos.


Pesquisa e edição de matéria - Sabah Ali

Nenhum comentário:

Postar um comentário